sábado, 7 de janeiro de 2017

POLUIÇÃO SONORA

Gostaria de enfocar, um dos mais graves problemas urbanos contemporâneo, que é representado pela poluição sonora, causado pelo excesso de ruídos, gerado pela circulação de veículos, má localização industrial, aeroportos, comercio. Fontes de poluição sonora: Clubes, bares, restaurante, carro de publicidade (propaganda), maquinas e motores, templos protestantes, viaturas, veículos particulares. 
Poluição sonora: É a degradação do ambiente e do individuo, que nela habita, provocada pela emissão sonora, acompanhada de suas vibrações. 
A poluição sonora considerada entre as formas de poluição a de mais difícil de controle, pois não deixa os, seus efeitos malévolos, via de regra, só são detectados e sentidos algum tempo. 
Efeitos provocados pela poluição sonora:  
Efeitos psicológicos: Perda de concentração, embaraço na conversações, perda de reflexão, hipotencia sexual, irritação permanente, perda de inteligibilidade das palavras. 
Efeitos fisiológicos: Perda auditiva até a surdez permanente, dores de cabeça, dilatação das pupilas, fadiga, loucura, distúrbios cardiovasculares, gastrite, distúrbios hormonais, alergias, acumulo de frequência cardíaca, contração dos vasos sanguíneos. 
Alterações biológicas: Mudança na produção de cortisona, mudança na produção de hormônios na tireoide, mudança na produção de adrenalina, mudança na glicose sanguínea, mudança na proteína do sangue, fracionamento dos lipídios do sangue.
Sugiro aos gestores municipais promover capacitações em poluição sonora no quadro dos agentes de fiscalização, com carga horaria de 16 horas, com aulas teóricas e práticas, no sentido de coibir a poluição sonora local. 

Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro  de Segurança do Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário