sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Médico Veterinário


A Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica á prevenção, controle e erradicação e tratamento das doenças, traumatismo sou qualquer outro agravo á saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e sub-produtos de origem animal para o consumo humano, busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal, através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos.
Sua formação básica em ciências biomédicas, com conhecimentos nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental.
O veterinário vem ocupando espaço na saúde pública. Em 1946, a OMS criou a Saúde Pública Veterinária designando algumas atribuições para este profissional: controle de zoonose, higiene dos alimentos, assistência técnica e sanitária dos animais sob qualquer forma no planejamento e a execução da defesa sanitária animal, inspeção e a fiscalização sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológicos, matadouros, fábricas de laticínios, frigoríficos, entreposto de carne, leite, ovos, peixes e mel todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação armazenagem e comercialização, tem demonstrado capacidade e competência para atuar nas equipes de Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental. No Brasil este espaço vem sendo ocupado gradativamente nos diferentes níveis de gestão ( federal, estadual e municipal.
Estes profissionais, quanto aos engenheiros, arquitetos e agrônomos são amparado pelo salário mínimo profissional, pela lei 4950, de 22 de abril de 1966, criado pelo Presidente Arthur Costa e Silva.
Há um vasto campo de trabalho nas atividades de ensino, exercendo função como professor de escolas técnicas e de universidades, pesquisas realizadas nas empresas públicas estaduais e federais e nos serviços de extensão rural nas empresas públicas estaduais locais.
Estes profissionais estão expostos diversos riscos:
Riscos Biológicos: Os riscos biológicos que são considerados biológicos são provocados por seres vivos (seres biológicos) como exemplo vírus, fungos, bactérias, protozoários e bacilos.
Riscos de Acidentes variados falta de iluminação, probabilidade de incêndios, explosão, piso escorregadio, armazenamento, ferramenta inadequados, maquinas defeituosas, mordidas de cobras, aranha e escorpião.
Riscos Ergonômicos local de trabalho, levantamento, transporte de peso, sem meios auxiliares corretos, postura inadequada.
Doenças Ocupacionais: São os agravos a saúde associados a ocupação que podem ser prevenidos doenças dermatite, asma, edema pulmonar,hepatite tóxica e raiva.
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas, para á prevenção, minimização, ou eliminação de riscos eminentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando á saúde do homem, dos animais, a prevenção do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
Maiores causadores de acidentes manipulação de lâminas, necrópsia, derramamento, manipulação de seringas cabine de segurança biológica, pipeta e inoculação de animais.
Objetos causadores de injúrias seringas para medição, bisturis, tubos de coletas á vácuo, agulhas acesso venoso.


Aloísio Sacramento  
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


Sem comentários:

Enviar um comentário