domingo, 16 de outubro de 2022

PREFEITURA DO SALVADOR – PROJETO HORTAS COMUNITARIAS EDUCATIVAS


No governo Manoel Figueiredo Castro através da CDS- Coordenação de Desenvolvimento Social, através da Coordenadora Marisa Baqueiro Costa, iniciou-se esse projeto de hortas comunitárias sendo implantado na Fazenda Couto I Suburbio Ferroviário, Nova Sussuarana, Baixa do Tubo ( Vale do Matatú de Brotas).

Dando prosseguimento neste projeto no Governo Mário Melo Kértesz, em Cajazeiras 10, através da SEMAB- Secretaria de Abastecimento pelo Secretário Aécio Sampaio Pamponét , foram implantadas diversas hortas no Bairro Santa Cruz, no fundo do Parque da Cidade, realizada uma parceria com a EMATER- BA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, com assistência técnica dos técnicos agrícolas Nogueira, Flavio e Professor  Vicente Furtado Guedes   in- memoriun Secretaria Municipal de Educação e Engenheiro Agrônomo Nelson Odon DNOCS- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e também horta educativa no Abrigo D. Pedro II Bairro de Roma, para os moradores idosos.
No governo Lídice da Mata e Souza, implantado este projeto através da Fundação Cidade Mãe, através da coordenadora Yara da Mata no Bairro Pau da Lima, como hortas educativas  no colégio Marechal Mascarenhas de Moraes Vila dos Ex Combatentes Itapuã, pela Coordenadora Professora Geracina  Aguiar, com participação dos Engenheiros Agrônomos  da EMATER-BA Presidente Stenio Barbosa, Welington Reges Oliveira, Darci Oliveira.
Informo também foi realizado um seminário com estudantes desta instituição de ensino promovido pela EMATER-BA.
O projeto de Lei n° 3141-2021 institui o Plano Nacional de Incentivos a Hortas Residenciais e Comunitárias, proposta do Deputado Federal Luiz Nishimori  ( PL- PARANÁ).
Informo também as hortaliças são plantas de ciclo curto, ricas em vitaminas e sais minerais, necessita pequeno espaço para o plantio, tendo como função suprir as necessidades nutricionais do organismo, promover o crescimento, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos, aumentar a resistência contra as doenças, combate na desnutrição infantil.
Principais vitaminas: A e C são substâncias muito importante para o crescimento e manutenção da saúde, outras vitaminas do complexo B e C.

Sugestão:

Sugiro aos Gestores Municipais implantação deste projeto para contribuir com o bem estar da comunidade.

Aloisio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho


Sem comentários:

Enviar um comentário