terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

NR-32 CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO


Norma que regulamenta os serviços de saúde, destinada á proteção de assistência á saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa em qualquer nível de complexidade.
A prática profissional odontológica apresenta como uma de suas principais características o risco ocupacional em virtude de hábitos, postura e patologias advindas da profissão, despontando neste contexto como uma das profissões insalubres, segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde Medeiros Souza E Bastos 2003, podendo levar o Cirurgião-Dentista ás doenças invalidez ou até mesmo a morte. 
Sendo o cirurgião dentista um trabalhador que usa e depende cada vez mais da tecnologia está também exposto a um risco muito grande de contrair doenças profissionais.
Dentre os riscos a que esse profissional está sujeito diariamente pode se citar seus principais agentes: físicos, químicos e biológicos, sendo o ruído, a iluminação, calor, frio, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, alguns agentes físicos arteriais durante seu emprego rotineiro. A prevenção dos riscos físicos é essencial ao bom desempenho profissional e está diretamente relacionada á qualidade do trabalho desenvolvido.
Riscos  Ocupacionais  encontrados para o cirurgião dentistas, com o foco da visão voltada para áreas de monutas, com chances reduzidas de conseguir uma postura ideal durante o atendimento, que exige do mesmo coordenação motora, raciocínio, segurança, firmeza e objetividade, sofrimento com a pressão e o estresse oriundos da pressão da agitação do ambiente externo.
Os riscos ocupacionais aos quais estão expostos os cirurgiões-dentistas focalizando as características intrínsecas á atividade odontológica nos aspectos físicos, mecânicos, ergonômicos e psicossoais, bem como discutir o trabalho em saúde na odontologia, suas características, reflexos no cotidiano laboral.
Doenças surgimento da síndrome de sobrecarga de trabalho com fadiga, irritabilidade, distúrbio do sono, dificuldade de concentração e depressão.
Riscos físicos proveniente pelo uso dos  motores advindos da ocupação, que muitas vezes ao afastamento de suas atividades.
Riscos Químicos:
A biossegurança no consultório odontológico
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerente ás atividades de biossegurança, pesquisas, produção, para a prevenção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e proteção de serviço visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade nos resultados, biossegurança odontológica, mais precisamente, é o conjunto de medidas criadas para evitar a contaminação no ambiente odontológico.
Radiação
A utilização da radiação na odontologia está relacionada á melhoria e ou á manutenção da saúde do paciente. As radiografias tem sido excessivamente utilizadas, causando preocupação quanto aos riscos odontológicos. Aos possíveis efeitos deletérios á saúde causadas pela radiação vai depender principalmente do tempo de exposição a uma fonte radiotiva, por isso deve ser doses a níveis aceitáveis e proteção do paciente e profissional. Manter os equipamentos em perfeitas condições de funcionamento e proceder ao exame com técnicas atualizadas e adequadas.

Aloísio Sacramento  Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho


Sem comentários:

Enviar um comentário