terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Jackson do Pandeiro


José Gomes Filho nasceu em 31 de agosto de 1919  Alagoa Grande Paraíba região do brejo paraibano e faleceu em  decorrência de complicações de uma embolia pulmonar e cerebral, em 10 de julho de 1982 Brasília, sua mãe Flora Mourão era cantora de coco, mudou-se para Campina Grande onde iniciou sua carreira na rádio local, na década de 40, mudou-se para João Pessoa tocou nos cabarés, na rádio tabajara até 1946, em 1948 foi trabalhar na rádio jornal do comercio no Recife, onde conheceu sua mulher e parceira Almira Castilho, uma ex professora que cantava manbo e dançava rumba, Jackson e Almira formavam uma dupla no palco e na vida a  união durou até 1967 quando se desfizeram  a parceria e a união, Almira Castilho morreu no Recife em 2012.
Contemporânio Luiz Gonzaga, Rozil  Cavalcante, Sivuca, Jacinto Silva, Ary Lobo, Luiz Wanderley e  Genival Lacerda, desta nova geração destaca Biliu de Campina radialista e cantor de coco imitador do Jackson do Pandeiro.
No Rio de Janeiro apresentou-se nas rádios tupi, mayrinque veiga e rádio nacional, na década de 50, Jackson e Almira ganharam projeção nacional e começaram atuar em filmes populares, como etelvina, tira a mão daí e batedor de carteiras.
Foi também um dos representantes no centro sul do país na divulgação da música nordestina,um grande intérprete da MPB, o maior cantador de coco consagrado o rei do rítmo.
Possui um repertório bastante diversificado suas canções como forro em limoeiro, sebastiana, na base da chinela, ziriguidum, bodocongó, o canto da ema, chiclete com banana autoria Gordurinha  e Almira Castilho  os críticos musicais considerada a maior letra do forro  e tantas outras tinha a facilidade de cantar  diversos gêneros musicais baião, coco, rojão, marchinhas de carnaval, muitos consideram o maior ritimista da historia da MPB, alegrando o povo nas noites de são joão  encontra-se em um memorial na Avenida principal em Alagoa Grande no sentido indo para João Pessoa  sua obra musical.
Parabenizo pela iniciativa do Governador do Estado da Paraíba Engenheiro João Azevedo PSB, desta merecida homenagem ao seu ilustre filho da terra comemorações  em todo Estado.
Sugiro ao Gestor de Campina Grande Engenheiro Agrônomo Romero Rodrigues preste esta homenagem para o cantor Jackson do Pandeiro neste são joão local.
Ao ex secretário de cultura Lula Cabral da Prefeitura de Campina Grande,se estivesse conosco ficaria bastante contente por esta justa homenagem.


Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho







Sem comentários:

Enviar um comentário