quinta-feira, 30 de agosto de 2018

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável para a conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regiões. Por outro lado é também tida como um recurso ambiental, pois a atuação adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade ambiental. Já a degradação ambiental afeta, direta ou indiretamente, a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas. O controle da poluição da água é necessário para assegurar e manter níveis de qualidade compatíveis para sua utilização.

Usos da água - A utilização da água nas diversas atividades humanas tem consequências
muito variadas sobre o corpo d’água. O recurso hídrico pode ser usado com derivação de águas, por exemplo, no abastecimento urbano e industrial, na irrigação, na aquicultura, ou sem derivação de águas, como é o caso, em geral, da geração hidráulica, na manutenção fluvial, pesca, recriação, assimilação de esgotos.

Gestão dos Recursos Hídricos - É o conjunto de ações, estruturas, estratégias, saberes e tecnologias utilizados para que a substância água seja utilizada da melhor forma para as criaturas.
Gestão conjunto de recursos, estudos, pesquisas, idéias, pensamentos, valores, culturais, materiais, estratégias, colocados á disposição do homem para produzir determinados resultados.
Cada atividade humana tem seus próprios requisitos qualidade para consumo de água, o abastecimento urbano, a aquicultura e a pesca exigem alto padrão de qualidade, o abastecimento industrial, e a irrigação necessitam de media qualidade de água e a geração de energia e a navegação podem usar água de baixa qualidade Quanto aos efeitos das atividades humanas sobre a água, boa parte é poluidora: o abastecimento urbano e industrial provoca poluição orgânica e bacteriológica despeja substâncias tóxicas e eleva a temperatura do corpo d´agua, a irrigação carreia agrotóxicos e fertilizantes, a navegação lança óleos e combustíveis, o lançamento de esgotos provoca poluição orgânica, física e bacteriológica.

O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Bahia - Segundo define a Lei número 11612/2009, o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia tem os seguintes objetivos Artigo Terceiro assegurar que os recursos hídricos sejam utilizados pelas atuais e futuras gerações, de forma racional e com padrões satisfatórios de qualidade e de proteção á biodiversidade, compatibilizar o uso da água com os objetivos estratégico da promoção social, do desenvolvimento regional e da sustentabilidade ambiental, assegurar medidas de prevenção e defesa contra danos ambientais e eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrente do uso dos recursos naturais e assegurar a equidade e a justa distribuição de ônus e benefícios pelo uso dos recursos hídricos.

Gestão Sustentável em Recursos Hídricos – O desenvolvimento de uma sociedade tem como base de sustentação os seus recursos naturais e estes são impactados pelo tipo e grau de desenvolvimento adotado. Portanto existe uma forte interação entre os meios econômicos e físicos. A degradação ambiental, uma das manifestações da crise atual, está caracterizada basicamente por dois aspectos: escassez de recursos naturais e saturação do meio como receptor dos rejeitos da atividade humana (poluição).
De acordo Leal (1989) dois fatores contribuem fortemente para a degradação ambiental o grande crescimento da população mundial nas últimas décadas e o modo de exploração predatória dos recursos naturais, numa crescente perda de eficiência dos processos produtivos.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho


Sem comentários:

Enviar um comentário