segunda-feira, 12 de setembro de 2016

COLETA SELETIVA

Implantação  por meio  da Lei Municipal, da coleta seletiva de resíduos, com vistas aos reaproveitamentos de reciclagem dos resíduos sólidos.
A coleta seletiva é realizada hoje em 1.055 Municípios Brasileiros.
A importância :
A coleta seletiva do lixo é de grande importância  para a sociedade, além  de gerar renda para milhões de  pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui  a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância  para o desenvolvimento sustentável do planeta.
A expansão  da coleta seletiva ocorre em beneficio como o encerramento dos lixões, a implantação e uso racional de aterros sanitários, a reintrodução dos recicláveis na cadeia produtiva e a inserção socioeconômico dos tratadores organizados em cooperativas como agentes da coleta seletiva.
É um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos sólidos descartados por empresas e pessoas. Desta forma os materiais que podem ser reciclados são separados (lixo orgânico, resto de frutas, hortaliças e outros alimentos, resíduos de jardim (folha seca e poda) ). Este último tipo de lixo é descartável em aterro sanitários ou usado na fabricação de adubos orgânicos e fertilizantes. Os rejeitos são enviados para aterros sanitários.
Os resíduos recicláveis secos são compostos por metais (aço, alumínio) papel, papelão, diferentes tipos de plásticos e vidros. Os resíduos não recicláveis são compostos por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes) e outros produtos de limpeza.
As formas mais comuns da coleta seletiva existe hoje no Brasil, são a coleta porta-a-porta, podem ser realizadas pelo prestador de serviço publico de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos (públicos ou privados) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Coleta Seletiva, é a coleta diferenciada de resíduos, que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são relacionados pelo gerador, que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição e disponibilizados para coleta separadamente.
A implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes a coleta seletiva, fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


Sem comentários:

Enviar um comentário