quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

JOÃO PESSOA PARAÍBA


    Foi fundada pelos portugueses em 05 de agosto de 1585, seu primeiro nome foi chamada Nossa Senhora das Neves, posteriormente passada a chamar-se Parahyba em 01 de fevereiro de 1654 e atualmente João Pessoa em 04 de setembro de 1930.

        É conhecida como “porta do sol” devido ao fato desse Município está localizada na Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro no continente americano, 3km do Bairro de Cabo Branco.

        Segunda capital mais verde do mundo, ficando atrás de Paris na França, jardim botânico Benjamin Maranhão localizada na área central da cidade, com preservação das espécies da mata atlântica.

        Melhor orla do Nordeste com belas praias Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Intermares, Caboinha, Tambaba, Ponta de Seixas, Jacumã.

        Gastronomia com sua culinária litorânea, pratos do mar como peixes, lagostas, camarões, caranguejos e mariscos.

        Culinária sertaneja como carne do sol, baião de dois, feijão tropeiro, carne de bode, arrumadinho, cuscuz, inhame, macaxeira, feijão de corda, queijo coalho, mungunzá.

        Em 2017 João Pessoa recebeu o Título Cidade Criativa Brasileira pela UNESCO, como primeira capital brasileira, reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular.

        Atualmente encontra-se em pleno desenvolvimento da sua expansão imobiliária com implantação de condomínios luxuosos, shopping centers, clubes, com a chegada de moradores do centro sul para residirem ou colocarem atividades comerciais, devido a sua qualidade de vida, espero que o planejamento urbano continue sendo controlado ou mantido por essa Prefeitura.

        Sugiro ao Gestor Cícero Lucena prestar uma homenagem ao seu filho ilustre cantor, compositor, poeta, advogado Geraldo Vandré, pelo qual no regime militar foi exilado para o Chile.

        Em 12 de setembro de 2023 aniversário 88 anos.

 

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário