sexta-feira, 17 de março de 2023

MÊS DE AGOSTO

 


Oitavo mês dos Calendários Juliano e Gregoriano, foram marcados fatos históricos na política do nosso país, onde até hoje é lembrado pela nossa sociedade.

Em 24 de agosto de 1954, ocorreu o suicídio(morte) do Presidente Getúlio Vargas no Rio de Janeiro,  devida pressões  críticas e oposição do Jornalista Carlos Lacerda, no seu governo.

Em 25 de agosto de 1961, renuncia do Presidente Jânio Quadros, onde falava das forças ocultas,a vassoura era seu símbolo da campanha para Presidência da República.

Em 13 de agosto de 2005 morte do ex Governador de Pernambuco pelo PSB  Miguel Alencar Arraes, maior líder da historia deste Estado.

Em 13 de agosto de 2014 morte do Ex Governador de Pernambuco e  Candidato para Presidência da República pelo PSB- Partido Socialista Brasileiro e sua comitiva em um acidente aéreo Santos São Paulo, até o momento não esclarecido esta tragédia  para a sociedade civil, desta   perda irreparável.

Em 22 de agosto de 1976 morte do Presidente Juscelino  Kubitschek em acidente de carro na via Dutra São Paulo, idealizador da construção de  Brasilia  nova Capital da República .

Em 30 de agosto de 1972 morte da Cantora Dalva de Oliveira  A Rainha do Rádio, A maior voz que o Brasil encarnou( nasceu), com câncer no pancrea no Rio de Janeiro, com seu marido Erivelto Martins fez belas canções do Cancioneiro Popular como Ave Maria no Morro, Atiraste uma Pedra, Que Será, Segredos, Máscara Negra e Bandeira Branca sua ultima gravação.

Em 5 de agosto de 1955 morte na California Carmem Miranda onde sofre um colapso cardíaco, onde representava no exterior a nossa música,seus compositores prediletos era os Baianos Dorival Caymmi e Assis Valente, como o que é que a baiana tem, camisa listrada, tai.

Em 2 de agosto de 1989 morte de Luiz Lua Gonzaga Nascimento, O Rei do Baião, com câncer em Recife Pernambuco, represente do povo nordestino no sul do País, com seus Passeiros, Zé Dantas e Humberto Teixeira, com  suas canções imortalizadas por várias gerações , como Asa Branca, triste Partida, Paraíba, que nem Jiló e léguas tiranas.

Em 21 de agosto de 1989, morte do Cantor Compositor Roqueiro Raul Seixas, em São Paulo, uma das grandes personalidades Bahia sempre lembrada suas  músicas ouro de tolo, tente outra vez e tantas outras.

 

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

Sem comentários:

Enviar um comentário