domingo, 28 de agosto de 2016

ESTRESSE NO TRÂNSITO

Trânsito: Origem e destino de atividades causadas pelo estresse
Com o aumento da frota de veículos, provocando congestionamento, maior poluição sonora, provocada por motores e buzinas, motoristas imprudentes e pedestres que não respeitam as regras de circulação, espera-se também o aumento de estresse  e consequentemente o aumento dos índices de acidentes, provocados principalmente por falha humana.
O Cortisol  é o hormônio do estresse e seus níveis aumentam, ao longo do dia apresentando um pico pela manhã.
Este hormônio tem um papel importante na regulação do metabolismo da pressão arterial, da função cardi-o-vascular e da atividade imunológica. Quando produzido em níveis excessivos, em consequência do estresse crônico, sobrecarrega o sistema cardiovascular, o cérebro, o metabolismo, e as demais funções corporais.
O estresse pode converter-se em riscos internos, para a saúde física mental e ou externos, como agressividade e impulsividade, dentre outros; além do estresse ficar horas no trânsito, também pode afetar a sua saúde ( Ergonomia ).
Estresse Sintomas:
Aumento da pressão arterial, irritabilidade raiva, falta de concentração, insônia, dor lombar, resfriados frequentes, aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, tensão muscular.
Como o estresse afeta o organismo se as situações estressantes são muito frequentes, o corpo não se recupera e essa ativação a longo prazo provoca aumento do risco de obesidade, dores, mal-estar, insônia, incômodos digestivos, doenças cardíacas, depressão, maior risco para o câncer de mama e próstata nível fisiológico, cansaço crônico, desempenho inadequado, reações somáticas, nível psíquico, frustração, raiva, ansiedade, autoconceito rebaixado, tensão muscular.
Nível de relacionamento social  irritação e explosões de raiva com colegas, familiares, isolamento social, inconsistência no emprego, mau relacionamento social.
 Recomendações para diminuir o estresse no trânsito:
Saia com antecedência de casa, procure ouvir música calma e relaxante, deixe o ar-condicionado ligado, respeite os pedestres eles estão desprotegidos, faça exercícios respiratórios inspirando e expirando lentamente, procure ser solidário no trânsito, procure ser tolerante com as barbeiragens dos outros motoristas, evite manter o pé fixo na embreagem e faça exercício com os pés.

Estresse terapias alternativas realizações de yoga, meditação, mensagens, acupuntura  caminhadas diárias .
As mulheres vivem mais e melhor por 3 razões:
      Mais facilidades para verbalizar suas emoções, maior conscientização das suas condições físicas e emocionais, mais disciplina na prática regular do relaxamento, sistema de saber se fortalecendo.
Dez pontos críticos :
Ás áreas do corpo que mais sofrem com o caos no trânsito;
Estresse dor de cabeça, irritação nos olhos, tendinite, dor nas costas, desgaste dos tendões, zumbido, rigidez, dor muscular, alergias respiratórias, varizes, cansaço  muscular.


Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo /Engenheiro de Segurança do Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário