segunda-feira, 23 de junho de 2014

São João

Esta festividade foi trazida para o Brasil, pelos portugueses durante o período colonial, governado por Portugal.
No mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos como Santo Antonio, São João, São Pedro. Este é o maior evento do Nordeste, que vai do Maranhão até a Bahia, estas festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas, para acompanhar os festejos, onde  hotéis, clubes e comercio,  vem aquecer a economia local.
Os Municípios se enfeitam com quadrilhas, fogueiras, comidas típicas regionais, como canjica, cuscuz, pamonha, que são feitos da cultura do milho produzida pelo pequeno produtor rural, isso tudo regado a bebidas, quentão, doces, e com bastante forró.
Faz lembrar bons São Joões, como Caruaru - Pernambuco, Campina Grande - Paraíba, onde são 30 dias de festas, o povo tem bastante energia para brincar em Amargosa, Cachoeira, Cruz das almas e Senhor do Bomfim, com sua tradicional batalha de espadas na Bahia. Aracaju e Estância em Sergipe, sem esquecer Alagoas do litoral ao sertão do Maranhão com o bumba meu boi.
Não podemos esquecer os cantores nordestinos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Marines, Gerson Filho e Lindu do trio nordestino, com suas musicas que alegraram muito o São João nordestino e deram sua contribuição, no legado que ficam na memória, na recordação do povo brasileiro, sei que vocês não morreram, nesta noite de São João, lá no plano astral o forro continua.


Aloísio Sacramento




Sem comentários:

Enviar um comentário