quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ERGONOMIA

Norma  Regulamentadora 17 Ergonomia foi estabelecida pela portaria número 3751, de 23 de novembro de 1990.
O Ministério do Trabalho e Emprego no ano 2000, realizou treinamento para auditores- fiscais do trabalho, com especialização em Saúde e Segurança no Trabalho em todo o país, analisando a aplicação desta Norma pela fiscalização. Nesses cursos, verifica-se uma ampla diversidade de interpretação, o que representa um obstáculo á efetiva implantação da Norma.
Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros, que permitem a adaptação das condições de trabalho ás suas características psicofisiológicos dos trabalhadores.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte descargas de materiais, no imobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.
Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem, necessários para os engenheiros concederem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalho, que possam ser utilizados como máximo conforto, segurança e eficiência.
Tipos de Ergonomia :
Ergonomia de concepção
Atua amplamente no projeto do posto de trabalho, nos instrumentos da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho, ou mesmo no projeto de máquinas e dispositivos e ferramentas.
Ergonomia de Correção
Atua de maneira restrita, modificando elementos parciais do posto de trabalho tais como: dimensões, ruídos, iluminação.
Custos elevados para modificação de projetos
Eficácia limitada
Ergonomia de Conscientização
A ergonomia de Conscientização procura capacitar os próprios trabalhadores para a identificação e correção dos problemas do dia a dia  ou aqueles emergenciais
Ergonomia de Participação
A Ergonomia de Participação procura envolver o próprio usuário do sistema, na solução de problemas ergonômicos.
Este pode ser o trabalhador, no caso de um posto de trabalho ou consumidor novato .
Caso de produtos de consumo . Este principio é baseado na crença de que eles procuram um conhecimento prático .
Objetivos da Ergonomia
Fixar as condições em que o trabalho seja realizado, estudar as condições em que o trabalho se realize, verificar se o trabalhador apresenta condições para o trabalho, estabelecer as condições , que o trabalhador deve apresentar, estudar as influências do meio ambiente.
Relacionamento da Ergonomia com o trabalho
Atividade, ambiente físico iluminação, ruído, temperatura, posto de trabalho dimensão, formas, concepção, sistema de trabalho mecanização, automação, interação homem/ máquina / ambiente.
Anatomia e Fisiologia Estudo das estruturas e funcionamento do corpo humano.
A  coluna vertebral possui 23 vertebras.


Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário