sábado, 21 de setembro de 2024

CARUARU – PERNAMBUCO

 


Este Munícipio de Pernambuco localizado no Agreste Pernambucano e também faz parte do Planalto da Borborema, berço da cultura Pernambucana, a capital do forró e a princesa do agreste, onde o São João desta cidade considerado maior e melhor do mundo, onde todos os anos ficam empatados com o São João de Campina Grande Paraíba, terra de cantores, compositores, poetas, escritores e jornalistas.

Este Município quanto ao setor educacional está bastante  desenvolvido através das Universidades UFPE- Universidade Federal de Pernambuco, IFPE-  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, ASCES-UNITA - Centro Universitário Tabosa de Almeida, FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Caruaru, UNIFAVIP - Centro Universitário do Vale do Ipojuca, UNINASSAU – Faculdade Mauricio de Nassau.

Economia:

Quanto ao setor secundário apresenta a segunda indústria de maior PIB- Produto Interno Bruto, para produção Têxtil com instalações de várias fábricas do gênero com o polo de desenvolvimento sustentável do agreste PDSA, possui bastante indústrias em funcionamento no setor terciário, construção civil, setor de serviço em desenvolvimento. Quanto ao setor primário, as principais culturas agrícolas são milho, feijão, mandioca, pecuária de corte e pecuária leiteira.

Turismo:

Possui um grande potencial turístico com destaque para a feira de Caruaru, uma das maiores ao ar livre do mundo tombada pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, artesanato da Alto do Moura a base do Mestre Vitalino de Caruaru (Vitalino Pereira dos Santos) com sua obra em peças cerâmicas, memorial Mestre Galdino, São João com rica Gastronomia com sua culinária local  derivados da cultura do milho (zeamis) como canjica, bolos, pamonhas, milho cozido, mingau, cuscuz e mungunzá, quentão, licores, pratos típicos, feijão tropeiro, feijão de corda, feijão caipira, baião de dois, buchada, carne do sol, queijo coalho, inhame macaxeira e bastante forró, apresentação concursos para quadrilhas. 

Venho prestar uma homenagem aos filhos ilustres dessa terra: Ademar Cazé (avó da Apresentadora Regina Cazé) proprietário da Emissora de Rádio; Luiz Vieira cantor, compositor, poeta e escritor; Luiz Queiroga, Jornalista e Poeta; Coronel Ludugero e Otrope onde tem um monumento em homenagem local aos filhos de Caruaru; Azulão de Caruaru; Onildo Almeida; Quinteto Violado, banda de pífanos de Caruaru em atividades.

Onildo Almeida Compositor, Escritor, Poeta, Cantor, Proprietário da rádio cultura de Caruaru, com 96 anos foi entrevistado neste São João pelo Radialista e Poeta Jessie Quirino em Campina Grande Paraíba na sua rádio difusora de Caruaru, foi parceiro do Luiz Gonzaga do Nascimento o rei do baião  nas músicas como, a feira de Caruaru, tá bom de mais, sanfoneiro macho, na hora do adeus, forró do bom e outras músicas, linda espanhola, morena bela, forro dos namorado, se casamento fosse bom, Caruaru antigo, centenário vitalino gravadas por Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marines, Dominguinhos e Dalva de Oliveira.

Janduhy Finizola de Potiguar Currais Novos, Médico, Compositor, Escritor, DR do Baião, Radicado em Caruaru onde exerceu a atividade médica atendendo os pacientes, nos deixando 14 de Setembro de 2024 ao 93 anos, com músicas suas gravadas por Luiz Gonzaga do Nascimento, como Frei Damião, Ana Maria, Obrigado Caruaru.

 

Aloisio Sacramento

Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho.


sexta-feira, 6 de setembro de 2024

MACAPARANA – PERNAMBUCO

 


Este Munícipio localizado na zona da mata em Pernambuco, inserido na unidade Geoambiental do Planalto da Borborema, com o clima tropical chuvoso.

Cidade com sua arquitetura colonial, onde podemos conhecer a sua igreja Nossa Senhora do Amparo     que mantém os traços das construções religiosas da época e da Senzala do Engenho Cipo Branco.

Consiste na Arquitetura dos velhos Engenhos da cana de açúcar preservando as características onde se fabricava os produtos derivados da cana de açúcar como cachaça destilada para comercialização, rapadura.

Principais atividades econômicas:

Estão concentradas na administração públicas no setor de serviços, na indústria, na agropecuária e também no comércio varejista hortifrútis granjeiros.

Turismo:

Promover infraestrutura para os visitantes e moradores local, quanto aos eventos do São João e cavalgadas ecológicas.

Venho prestar uma homenagem aos filhos ilustres dessa terra:

Moura Cavalcante ex. Governador de Pernambuco, Joaquim Francisco Cavalcante ex. Prefeito do Recife e ex. Governador de Pernambuco e também primo do Compositor Rosil de Assis Cavalcante pelo qual Radialista, Apresentador do programa forró do Zé Lagoa na década 50 e 60 pela Rádio Borborema Campina Grande Paraíba nascido em 20 de Dezembro de 2015 Macaparana Pernambuco e falecido 10 de Julho de 1968 em Campina Grande Paraíba, Contemporâneos Luiz Gonzaga do Nascimento, Rei do Bião, Jacson do Pandeiro sua Majestade, o rei do ritmo, Gerson Filho, Gordurinha, Ari Lobo, Luiz Wanderley, Zito Borborema, Abidias dos oito baixos, Sivuca, Pedro Sertanejo, Zé Calixto, Dominguinhos, João Gonçalves, Jacinto Silva, Elino Julião, Venâncio e Corumba, Zé do Norte, Geraldo Correia, Genival Lacerda, Biliu de Campina, Zé Marcolino, Marines, Marinalva, Cremilda, Almira Castilho.

Onildo Almeida, Antônio Barros, Zenilton, Assisão, Anastácia, Flávio José, Braulio Tavares e Capilé em atividades.

Poucas pessoas tem conhecimento da sua obra e legado contribuído por fazer parte MPB/ Música Popular Brasileira.

Principais músicas Tropeiros da Borborema Hino da Cidade Campina Grande parceria com Raimundo Asfora Crato Ceará Advogado, Político, Escritor, meu cariri, Aquarela Nordestina, Cabo Tenório, coisas do Norte, coco do norte, cabeça chata, Sebastiana, na base da chinela e moxoto.

Sugestão:

Sugiro ao próximo gestor criar um espaço cultural para a divulgação da sua obra.

 


Aloisio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

 


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Longe do mar - Nova canção autoral da cantora e compositora baiana Nefertiti.



Longe do mar, nova canção autoral da cantora e compositora baiana Nefertiti, evoca a saudade e a passagem do tempo, para falar de transformação. É MPB de altíssimo nível, tanto na poesia, quanto nas escolhas harmônicas.


Sua voz mergulha em emoções profundas, construindo imagens marítimas, ao longo da melodia. Na linguagem simbólica da canção, o mar é metáfora para forças inevitáveis, que arrebatam, preenchem e transformam.

 

André Tavares é o responsável pela produção musical e a virtuosa violonista, Jana Vasconcellos, executa seu violão com maestria, carregado de delicadeza e sentimento. Por sugestão de André T, Jana e Nefertiti gravaram a canção juntas, em uma espécie de execução ao vivo, com pequenos acréscimos na fase de mixagem. O resultado da conexão entre elas emociona.

 

Longe do mar é o segundo single de Nefertiti, disponível em todas as plataformas digitais, inclusive no You Tube (https://www.youtube.com/c/Nefertitimusical) e integrará seu primeiro  EP, em fase de gravação.






Aloisio Sacramento
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Jackson do Pandeiro – O rei do ritmo e sua majestade

 


José Gomes Filho nasceu em 31 de agosto de 1919  Alagoa Grande Paraíba região do brejo paraibano e faleceu em  decorrência de complicações de uma embolia pulmonar e cerebral, em 10 de julho de 1982 Brasília, sua mãe Flora Mourão era cantora de coco, mudou-se para Campina Grande onde iniciou sua carreira na rádio local, na década de 40, mudou-se para João Pessoa tocou nos cabarés, na rádio tabajara até 1946, em 1948 foi trabalhar na rádio jornal do comercio no Recife, onde conheceu sua mulher e parceira Almira Castilho, uma ex professora que cantava manbo e dançava rumba, Jackson e Almira formavam uma dupla no palco e na vida a  união durou até 1967 quando se desfizeram  a parceria e a união, Almira Castilho morreu no Recife em 2012.

Contemporânio Luiz Gonzaga, Rozil  Cavalcante, Sivuca, Jacinto Silva, Ary Lobo, Luiz Wanderley e  Genival Lacerda, desta nova geração destaca Biliu de Campina radialista e cantor de coco imitador do Jackson do Pandeiro.

No Rio de Janeiro apresentou-se nas rádios tupi, mayrinque veiga e rádio nacional, na década de 50, Jackson e Almira ganharam projeção nacional e começaram atuar em filmes populares, como etelvina, tira a mão daí e batedor de carteiras.

Foi também um dos representantes no centro sul do país na divulgação da música nordestina, um grande intérprete da MPB, o maior cantador de coco consagrado o rei do rítmo.

Possui um repertório bastante diversificado suas canções como forro em limoeiro, sebastiana, na base da chinela, ziriguidum, bodocongó, o canto da ema, chiclete com banana autoria Gordurinha  e Almira Castilho  os críticos musicais considerada a maior letra do forro  e tantas outras tinha a facilidade de cantar  diversos gêneros musicais baião, coco, rojão, marchinhas de carnaval, muitos consideram o maior ritimista da historia da MPB, alegrando o povo nas noites de são joão  encontra-se em um memorial na Avenida principal em Alagoa Grande no sentido indo para João Pessoa  sua obra musical.

Parabenizo pela iniciativa do Governador do Estado da Paraíba Engenheiro João Azevedo PSB, desta merecida homenagem ao seu ilustre filho da terra comemorações  em todo Estado.

Sugiro ao Gestor de Campina Grande Bruno Cunha Lima que preste esta homenagem para o cantor Jackson do Pandeiro o qual divulgou nas suas canções o nome da Cidade Campina Grande.

Ao ex secretário de cultura Lula Cabral da Prefeitura de Campina Grande, se estivesse conosco ficaria bastante contente por esta justa homenagem.

 

 

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

domingo, 1 de setembro de 2024

Viagem a Campo Grande (Mato Grosso do Sul) 2024

 


Universidade Federal do Mato Grosso do Sul


Morada do Baís



Casa do Artesão


Aquário de Pantanal 






Aloisio Sacramento
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro de Segurança do Trabalho



São João de Cruz das Almas 2024

 






Aloiso Sacramento

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro de Segurança do Trabalho

São João de Campina Grande 2024

 



Aloiso Sacramento
Engenheiro Agrônomo 
Engenheiro de Segurança do Trabalho