segunda-feira, 25 de setembro de 2017

NR-31 Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

Esta Norma Regulamentadora bastante complexa tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e ambiente de trabalho, de forma a tomar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, com a segurança, saúde e meio ambiente de trabalho.
NR-31 contempla assuntos que tratavam basicamente de aspectos como: serviço especializado, CIPATR Rural, EPI- equipamentos de proteção individual e produtos químicos.
 Trazem questões ligadas á ergonomia, ferramentas, materiais, máquinas, e implementos, secadores, trabalho com animais em silos, instalações de áreas de vivência, transporte de trabalhadores e de cargas, edificações rurais, moradias, fatores climáticos e topográficos, além de orientação mais detalhadas sobre como lidar com agrotóxicos, resíduos e meio ambiente, trouxe muitas inovações, ampliou bastante, mais orientações sobre as práticas do dia a dia do trabalho no meio rural.
Compreendem medidas de controle para segurança e saúde dos trabalhadores:
·             CIPATR - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.
·             SEST - Serviço Especialização em Segurança e Saúde do Trabalho Rural, composto por profissionais especializados consiste em um serviço destinado ao desenvolvimento de ações técnicas, integrado as práticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho, para tornar o ambiente de trabalho compatível com a promoção da segurança, saúde e a preservação da integridade física do trabalhador rural. SEST atribuições:
1.    Assessorar tecnicamente os empregadores e trabalhadores,
2.    Promover e desenvolver atividades educativas em saúde e segurança para todos trabalhadores,
3.    Identificar e avaliar os riscos para segurança e saúde dos trabalhadores, em todas as fases do processo de produção, com participação dos envolvidos, analisar as causas dos agentes relacionados ao trabalho,
4.    Indicar as medidas corretivas e preventivas pertinentes.
·         PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, este deverá ser planejado e implantado com base nos riscos á saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. Deve incluir entre outros a realização dos exames médicos adimensional, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudanças de função. Citam também requisitos ergonômicos, veda o levantamento manual de cargas, visa estabelecer paramentos que permitam a adaptação das condições de trabalho, incluindo aspectos selecionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao imobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto trabalho.
·         Máquinas e equipamentos – O empregador deve adotar medidas de proteção capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e medidas apropriadas sempre que tiver pessoas com deficiências envolvidas direta ou indiretamente com o trabalho.  
·         Agrotóxicos - O empregador rural ou equiparado deve proporcionar capacitação sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos a todos trabalhadores que estão expostos diretamente.
·         Promover programas de capacitação desenvolvidos por órgãos e serviços de extensão rural.  Instituições de ensino, de nível médio superior em Ciências Agrárias, entidades sindicais, Associações de Profissionais, SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
·         O empregador rural ou equiparado deve adotar as seguintes medidas de segurança: Fornecer EPI - Equipamento de Proteção Individual, luvas, capacete, botas, óculos, vestimentas adequadas aos riscos em perfeito estado, condições de uso e devidamente higienizados. Quando o trabalhador apresentar sintomas de intoxicação deve ser imediatamente afastados das atividades e transportados para atendimento médico local.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro segurança do Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário