sábado, 21 de setembro de 2013



Música e artes populares brasileira.

Este ano é comemorado o centenário de Amacio Mazzaropi, cineasta e comediante que fez bastantes filmes na época da chanchada como, Jeca Tatu, Tristeza do Jeca, Chofer de praça e Zé do Periquito ao lado de Oscarito, Grande Otelo e Zé Trindade, e também, nesta data, é comemorado o centenário de Vinícius de Moraes nosso poetinha ex-consul do Brasil em Los Angeles/EUA, um dos criadores da Bossa Nova, com diversas belas melodias como, Tarde em Itapuã, Arrastão, Regra a três e Maria vai com as outras, escolheu a Bahia para morar onde foi casado com a baiana Gesse Gessy.

Para 2014, comemora-se Dorival Caymmi, sua data magna maior interprete da MPB na década de 30 ao lado da Carmem Miranda e Assis Valente, representou a Bahia com suas belas canções imortalizadas como Marina, Dora, O que é que a baiana tem O mar, Você já foi a Bahia, É doce morrer no mar, Dois de fevereiro e Coqueiro de Itapuã, onde cantou a Bahia em prosa e versos, divulgando a cultura de nosso Estado, como poeta do mar, quanto Vicente de Carvalho tem esse título.

Sugestão. Espero que a secretaria da cultura do Estado e a Fundação Gregório de Matos, Prefeitura Municipal de Salvador, preste uma honrosa homenagem para estes artistas que deram sua contribuição cineasta, poética e cultural. Deixando um legado para diversas gerações existentes no nosso país.

Sabemos que ninguém morre, de acordo com seu merecimento e com bastante tempo, um retornará a pátria terra.



Aloísio Sacramento 

Engenheiro Agrônomo 


Sem comentários:

Enviar um comentário